3 Elementos da Administração Financeira Como diminuir riscos financeiros!
Se você é empresário, já sabe que deve estar disposto a correr riscos para poder crescer sua empresa e alcançar seus objetivos. No entanto, entender melhor o nível de risco que você corre é tão importante quanto assumir os riscos com o objetivo de crescimento e expansão de seu empreendimento.
Apesar de não existir uma forma perfeita de prever o nível de risco de qualquer investimento ou atividade a ser implantada, alguns pontos importantes devem ser analisados. Abaixo cito 3 pontos importantes a se considerar.
Previsão de Fluxo de Caixa
Um dos fatores mais importantes para saber se você deve ou não investir em qualquer tipo de empreitada é a previsão de entrada e saída de dinheiro, ou previsão de fluxo de caixa.
Lembrando que o fluxo de caixa nem sempre está alinhado com vendas e pagamentos de despesas, já que você pode vender algo que receberá em seis vezes, por exemplo, e pagar suas despesas em apenas duas vezes, gerando assim uma lacuna entre recebimento e pagamento.
Vamos supor que você está para fechar uma venda que trará o dobro do faturamento atual. Isso parece excelente. Só que o valor desta venda, depois de entregue os produtos, será recebida a partir de 90 dias e, ao mesmo tempo, suas despesas com os produtos iniciarão 30 dias depois que chegar este pedido. Assim existirá uma lacuna importante entre pagamentos e recebimentos que deve ser calculada através da previsão de fluxo de caixa. Com isso você saberá se deve ir em frente e pegar o pedido e como poderá financiar esta empreitada, que neste caso foi chamado de pedido, mas poderia ter sido qualquer outra empreitada, como abertura de uma loja, ou compra de uma máquina.
Prever o fluxo de caixa determinará o nível de risco de você ficar com ou sem capital em determinado tempo.
Análise de Rentabilidade
Outro parâmetro importante a ser analisado é a rentabilidade da empreitada. Para isso é preciso fazer uma análise da margem de lucro que ficará com a empresa. Isso parece um tanto quanto óbvio, mas algumas vezes são esquecidos parâmetros de custos e despesas como depreciação de ativos, pró-labore do dono, custos financeiros, rateios de despesas gerais, entre outros.
É importante considerar os diversos custos e despesas para poder saber quanto de dinheiro vai ficar no final
(o lucro líquido), pois toda empresa que quer prosperar deve obter o lucro que a sustente. Fazendo isso você
avalia o risco de obter ou não o lucro que almeja para sua empresa ou empreitada.
Planejamento e Cálculo do Tempo
Este é um dos fatores mais importantes e muitas vezes um dos menos aplicados de forma correta. Seja para investir em uma fábrica nova, num novo site ou para fornecer produtos de um grande pedido, o fator tempo determinará os prazos de tudo que envolve sua empreitada, seja ela qual for.
Se você faz um cálculo acertado de tempo através de um planejamento bem feito, saberá quanto e quando as coisas acontecerão com um certo nível de confiança ou risco. Caso contrário, pode errar nos prazos e ter problemas com multas, cancelamentos, desistências, pagamentos, recebimentos, entre outros.
Apensar de todo planejamento ser uma estimativa do que vai ocorrer, não estimar é correr riscos maiores do que o necessário.
A sustentabilidade dos negócios depende de quão bom um empreendedor é em correr e estimar riscos. Entenda como avaliar os riscos e saberá como obter mais de sua empresa e de seus empreendimentos.