Como analisar o desempenho da equipe?
Como saber se sua equipe está indo na direção certa.
A avaliação de desempenho é uma importante ferramenta de gestão de pessoas que avalia o desempenho individual ou de um grupo de colaboradores. Com a utilização desse método o gestor poderá acompanhar e analisar a evolução do comportamento dos seus funcionários durante determinado período.
Realizar uma avaliação de desempenho é vital para que o colaborador aprimore o seu processo de trabalho e alinhe os seus objetivos à cultura organizacional. Além disso, possibilita que a empresa identifique oportunidades de desenvolver o potencial dos funcionários para que resultados relevantes sejam gerados.
Muitos gestores optam por uma avaliação tradicional em que os pontos positivos e aqueles que precisam ser melhorados sejam discutidos anualmente com cada colaborador. Essa prática é avaliada negativamente por muitos funcionários, sobretudo os pertencentes à Geração do Milênio.
Um estudo recente desenvolvido por uma instituição de pesquisa americana provou que 37% dos profissionais concordam que esse processo está desatualizado e 42% acreditam que os gerentes se esquecem de abordar muitos elementos importantes durante a avaliação. Ainda, quase ¼ dos entrevistados sentem-se desconfortáveis e receosos com o processo.
Diante disso, as empresas precisam identificar uma forma de tornar o processo de avaliação mais agradável aos olhos dos colaboradores, ressaltando os reais benefícios que existem por trás dessa metodologia.
“A avaliação de desempenho é uma avaliação sistêmica do desempenho de cada pessoa no cargo e do seu potencial de desenvolvimento futuro”.
Chiavenato, 2010, p.120.
As etapas da avaliação de desempenho
Avaliar o desempenho dos funcionários é um processo dividido em três etapas básicas e essenciais: observação, identificação dos problemas e realização de entrevistas.
A observação diária do comportamento dos colaboradores é a primeira etapa de uma avaliação de desempenho. É importante analisar as questões relacionadas ao trabalho em equipe, comprometimento, relacionamento interpessoal e outras que sejam relevantes para sua empresa. Nesse primeiro momento é essencial o feedback constante aos avaliados sobre cada observação feita.
A segunda fase é identificar os problemas que precisam ser solucionados e as oportunidades que podem ser aprimoradas. Já a última consiste na realização de entrevistas periódicas para acompanhar o desenvolvimento do colaborador e a evolução do seu desempenho.
Durante o processo de avaliação, os gestores precisam evitar a adoção de uma postura autoritária e impositiva. É preciso compreender que o intuito desse método não é ocasionar demissões ou desentendimentos, e sim ajudar no desenvolvimento do funcionário junto à empresa. Dessa forma, a empresa conseguirá alcançar maior retenção de talentos.
Qual o melhor momento para avaliar os meus funcionários?
Não existe um momento certo para realizar uma avaliação de desempenho. Ela pode ser feita em qualquer período ou frequência que o gestor achar necessário.
O mesmo estudo que citamos anteriormente concluiu que a maioria dos entrevistados acreditam que uma avaliação por ano é suficiente e cerca de 24% consideram uma revisão trimestral mais eficaz. Porém, encontrar um ponto de equilíbrio entre as duas perspectivas é o mais recomendado.
É essencial que a empresa reflita sobre os seus processos internos e identifique o momento mais adequado para realizar a avaliação, baseando-se nos seus objetivos e prazos para a conclusão das metas. Ou seja, o método de avaliar o desempenho dos colaboradores é algo bastante singular. Cada empresa terá uma forma diferente que se encaixa às suas metas.
Os métodos mais utilizados
Para uma avaliação consistente é necessário que os objetivos a serem cumpridos tenham sido fixados claramente e tenham facilidade de mensuração. Por exemplo, uma loja de eletrodomésticos estipula que todos os colaboradores devem aumentar as vendas em 20% no segundo semestre de 2016. É então que o gestor poderá avaliar os resultados obtidos e a metodologia adotada para alcançar a meta.
Existem diversas técnicas que podem ser usadas com esse intuito. Mostraremos as três mais comuns dentro das organizações ao redor do mundo.
1 – Avaliação pelo superior
2 – Autoavaliação
3 – Avaliação 360º
Avaliar o desempenho dos seus funcionários é essencial para que os processos sejam continuamente adaptados e aperfeiçoados. Porém, permanecer no viés tradicional pode prejudicar a eficácia da avaliação. É preciso que os gestores acompanhem as tendências em torno dessa ferramenta de gestão e aprimorem as suas técnicas de abordagem e feedback.
Faça uma reflexão sobre os principais objetivos da sua equipe e veja qual a melhor forma de mensurar os resultados. Procure por aquele método que seja motivador para os colaboradores e contribua para o aumento da produtividade da sua empresa simultaneamente.
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