Como criar um funil de vendas eficaz?
Entenda como criar vendas mais produtivas com o funil.
Conceber e gerir um funil de vendas perfeito é atravessar um obscuro caminho para o conhecimento, não somente da estrutura técnica de vendas, como também das habilidades e da performance da equipe. Por isso, a busca de melhoria contínua é completamente necessária. Contudo, totalmente impossível se você não souber onde precisa se debruçar.
O funil de vendas é um processo que consiste em conduzir ou acompanhar o seu cliente a partir do momento em que ele toma conhecimento de uma solução vendida pela sua empresa até o fechamento do negócio.
Neste artigo você identificará as fases que o ajudarão a transformar negócios inertes em sucessos expressivos.
#1. Utilize o ponto de vista do cliente.
Por diversas vezes, os funis de vendas mais eficazes giram ao redor do conceito de venda baseado no valor e no ponto de vista do cliente. Esta é uma técnica muito comum, que responde aos valores básicos dos clientes e resulta na venda utilizando o ponto de vista deles. No momento em que a empresa decide fazer isso, a venda conecta sua equipe de vendas em um nível mais profundo e age de forma pragmática no tratamento das necessidades.
É importante saber que este modelo funciona para aquele cliente que valoriza o seu produto. Então busque informações durante as primeiras conversas ou tendências de mercado. Identificando as necessidades dos clientes você conseguirá melhorar a forma com que o cliente vê o seu produto e conseguirá tirar o foco dos custos iniciais de investimento.
#2. Concentre-se em cada fase do seu funil e entenda de onde vêm os clientes.
Diversas vezes os funis de vendas são atingidos quando sobrecarregamos o início dele com uma grande quantidade de contatos de prospecção e menos contatos, de fato, qualificados, assim como negociação e apresentação.
Os gestores de vendas não podem acreditar que seu faturamento vem da quantidade de negócios que gera, mas sim da qualidade dos negócios que sua equipe de vendas cria. Dessa forma, os vendedores geram compatibilidade entre ele e o cliente, e isso é muito importante!
Quando a empresa se debruça em cada fase do funil de forma equilibrada, a empresa elimina o excesso de contato inútil e sem qualificação.
Outro fator relevante é identificar o tipo de cliente e o perfil que você procura antes de tirar o telefone do gancho, ou começar a escrever um e-mail.
#3. Acompanhe o funil de vendas e não tenha medo de prospectar.
Monitore de forma ativa suas prospecções. Criticando as áreas mais problemáticas, como negociação e fechamento. Fique atento ao crescimento lento e à perda de clientes, que podem revelar as fases em que você terá problemas para gerenciar e dar continuidade.
A equipe de vendas deve também considerar as formas tradicionais e inovadoras para percorrer a prospecção, incluindo: chamadas telefônicas convencionais, conferências, feiras e encontros de negócios, marketing digital e todo tipo de contato devidamente organizado e estruturado. Tudo começa com a qualidade de seus contatos e a compatibilidade entre a sua empresa e seus valores, ao contrário do volume de contato que você gera.
#4. Aperfeiçoe suas habilidades de pesquisa, apresentação e preparação.
Uma parte importante no projeto é capacitar e reciclar. Concentre-se em pesquisa, preparação e habilidades de apresentação. Observe se o seu discurso funciona e conheça os elementos de uma conversa de vendas funcional.
É muito importante também que o vendedor não venda somente por vender; é necessário que ele tenha paixão, que mostre ao cliente que ele entende do negócio e tem o produto certo para ajudá-lo a alcançar suas metas.
Faça o funil de vendas funcionar!
Infelizmente, ainda existem vendedores que nem sabem como funciona o funil de vendas de sua empresa. Eles creem que o funil seja apenas uma forma de quantificar o número de contatos que ele realizou num período determinado.
Em alguns casos, outros profissionais tentam controlar o funil sozinho, sem usar um CRM para conseguir um melhor desempenho do trabalho. Isso é um erro. É preciso ter o maior número possível de informações de um cliente em potencial, e a cabeça do vendedor não é o melhor lugar para isso.
O funil é muito importante para atrair clientes potenciais e transformá-los em compradores reais. Para desenvolver o funil de vendas, nunca se esqueça de considerar os propósitos dele.
Gostou deste artigo? Você vai descobrir a importância do processo de vendas, aprender a fechar mais negócios e a economizar tempo e dinheiro!
Aproveite!