Como diminuir distrações e melhorar o seu foco
Veja 6 dicas para você evitar distrações
Diversas vezes é difícil se concentrar no trabalho. Atualmente, na era dos smartphones, nossa tenção é facilmente desviada pelas inúmeras notificações diárias das redes sociais e aplicativos, entre outros.
“Já observei que muitas pessoas progridem durante o tempo que outras perdem”. Henry Ford, empresário norte-americano (1863-1974).
Manter o foco nos ajuda a melhorar nosso desempenho. Ele nos permite concluir atividades dentro o prazo determinado e lidar com momentos estressantes com mais tranquilidade. Melhorar a concentração significa aumentar a produtividade. As duas coisas andam juntas. Contudo, eliminar distrações não é nada fácil.
Mas num dia normal de trabalho, como manter o foco?
Veja 6 dicas para você evitar distrações:
#1. Mude sua forma de ser, elimine a desordem.
Quando você mantém sua mesa organizada, consegue diminuir os níveis de estresse e se sentir mais motivado para executar as atividades. Além de dar um jeito na bagunça física, você se livra da bagunça mental, principalmente daqueles pensamentos que perturbam o seu foco, podendo aumentar de forma significativa sua produtividade e desempenho. Dedique alguns minutos todos os dias para limpar e organizar sua mesa, aproveite e faça o mesmo com seus pensamentos.
#2. Defina de forma clara seus objetivos.
O sentimento de realização vem do sucesso em concluir suas atividades. Quando você divide seus projetos em “etapas”, identificando cada coisa e sua importância, consegue lidar com todas as atividades como se fosse novidade e fica cada vez mais motivado para concluir o que falta no prazo determinado por você mesmo ou pelos outros.
#3. Monte um plano de ação com tempo e faça uma coisa de cada vez.
Muitas atividades ao mesmo tempo fazem seu cérebro gerar muita dopamina, o que o torna mais propenso a cometer equívocos e alternar tarefas de forma rápida. Dessa forma, é indicado realizar uma coisa de cada vez, substituindo atividades estressantes por pequenas atividades que sejam relativamente fáceis de executar, de forma organizada, para que você cumpra seu plano de ação diário.
#4. Faça pequenas pausas
Quando você está muito agitado e tira um tempo para você, isso te ajuda a manter o foco. Faça qualquer coisa que te leve ao ponto de partida, fazer uma caminhada breve, ler um livro, conversar com um colega de trabalho… Qualquer uma dessas atividades simples pode te ajudar a limpar a mente e aumentar a sua produtividade. Só não se esqueça de cronometrar: 15 minutos são mais do que suficientes!
#5. Evite procrastinar
Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. As causas psicológicas da procrastinação variam muito, mas geralmente tendem ser fatores como ansiedade, baixa autoestima e até mesmo uma mentalidade autodestrutiva. Embora a procrastinação seja considerada normal, torna-se um problema quando impede o funcionamento normal das ações. A distração é o inimigo número um quando se trata de manter o foco. Limite o número de abas abertas em seu navegador, coloque o celular em modo avião, evite o fone de ouvido, entre outras coisas.
#6. Limite o consumo de café
Geralmente, quando ficamos sonolentos, nos utilizamos da cafeína. Contudo, se tomada em excesso, ela pode ser prejudicial. Seu consumo exagerado pode causar nervosismo, irritabilidade e insônia, além de danos na área gástrica. Quando você precisar de um empurrãozinho para trabalhar até tarde e já ingeriu café, utilize alternativos, como barras de proteína, frutas ou até mesmo chá. O tempo é irreversível. O tempo que você passa distraído afeta o seu desempenho. Utilizando táticas corretas, você pode melhorar de forma significativa a sua concentração.