Repinte registar mais de 181% de crescimento após consultoria e treinamento empresarial
Método desenvolvido pela ActionCOACH garantiu crescimento mesmo durante a crise
O período entre 2015 e 2017 foi um dos mais complicados para a economia brasileira. Entretanto, desde 2016 a Repinte, empresa especializada em pintura de condomínios, conseguiu ampliar suas vendas em 181% (de Janeiro a Maio de 2016 para o mesmo período de 2018), garantindo também mais que o dobro do ticket médio e rentabilidade. Tudo isso, graças ao método desenvolvido pela ActionCOACH, que alia consultoria empresarial com o treinamento de empresários, permitindo que as empresas cresçam por meio da melhoria de sua própria gestão. A empresa chegou a ganhar a premiação Great Place to Work, uma certificação internacional, graças aos trabalhos desenvolvidos no período.
Em meados de 2015, o empresário Paulo Ramalho, fundador da Repinte, buscava crescimento dos negócios e melhoria de sua produtividade estratégica. Naquela época, trabalhavam ali cerca de 30 colaboradores. Ele ainda se via em meio a atividades operacionais e sem um planejamento claro de como iria, na prática, crescer em um ano de tantas incertezas. Alguns receios estavam presentes por conta do risco de queda na demanda do segmento.
Foi então que ele tomou uma decisão que mudaria os resultados da empresa num futuro bem próximo: contratar um treinador de empresários para apoiá-lo. A sua primeira constatação foi que, para ampliar seu faturamento e rentabilidade, seria preciso realizar mudanças em seu próprio comportamento. “Ninguém é preparado para ser empresário. Temos uma habilidade, identificamos uma necessidade no mercado e começamos a operação”, salienta Ramalho.
Essa falta de preparo, segundo Marcos Guglielmi, fundador da ActionCOACH São Paulo e treinador nº 1 de empresários no Brasil, é o item que mais leva empresas à falência. “Muitas vezes identificamos talentos e boas oportunidades, mas comportamentos sabotadores, que podem levar qualquer negócio de sucesso ao fundo do poço. Nessa hora, treinar o empresário, prepará-lo para a gestão empresarial, é fundamental para garantir que todas as oportunidades sejam bem aproveitadas”, destaca.
Depois de meses de trabalho com a ActionCOACH, a Repinte começou a mostrar resultados expressivamente melhores. Seu caixa aumentou em 51% depois do primeiro ano de trabalho. “A mistura entre treinamento e consultoria permitiu um desenvolvimento muito grande na empresa em termos de lucratividade. E o melhor de tudo: passei a trabalhar menos”, comemora Ramalho. De acordo com Guglielmi, os empreendedores tendem a centralizar as tarefas, assumindo atividades que poderiam ser facilmente desempenhadas por outras pessoas. Isso gera um ciclo de improdutividade e sobrecarga no dono”.
Nesses quase três anos de trabalho, várias novas estratégias foram implantadas pela Repinte. “Além dos aspectos comportamentais do empresário e da equipe, desenvolvemos uma nova abordagem de vendas e definimos novos índices críticos de sucesso. Criamos ainda um novo formato para avaliar as finanças e o marketing, com o intuito de gerar mais clientes potenciais. Foi feito também um novo planejamento tático e estratégico”, explica Guglielmi.
Com tantos aspectos sendo trabalhados e melhorados, as perspectivas da Repinte são as melhores possíveis. “Estamos bastante otimistas. Esperamos em 2018 crescer mais 41% em relação a 2017”, anseia Ramalho. O grande diferencial do trabalho realizado pela ActionCOACH é que os resultados são mensuráveis, tangíveis e garantidos. “Como consequência de todo esse trabalho feito diretamente com o empresário, nossos clientes conquistam o fortalecimento do negócio, além de mais qualidade de vida e prosperidade”, finaliza.