Como diminuir o tempo de giro de estoque
Como diminuir o tempo de giro de estoque.
Determine você mesmo o giro de estoque da sua empresa.
A rotatividade ou giro de estoque é um indicador que releva a velocidade em que o inventário foi renovado em determinado período ou qual é o tempo médio de permanência de um produto antes da venda. O cálculo desse giro pode ser feito a partir de custos ou itens, considerando o volume total de vendas e a média de estoque.
É um dos principais instrumentos para medir e avaliar a gestão de inventário, e pode ser avaliado em diferentes periodicidades, embora a análise anual seja mais frequente. Você pode usar esse recurso conforme a necessidade de sua empresa e do volume de bens guardados. Por ser aplicável a qualquer escala e tipo de produto, esse indicador se mostra útil como padrão de mercado, na busca de equilíbrio com o ritmo de vendas.
Prever a quantidade de itens que serão vendidos a cada mês e saber em que momento comprá-los dos fornecedores é uma das coisas mais difíceis da gestão, mesmo em grandes empresas.
Elaborando um diagnóstico
O primeiro passo é analisar quais são os produtos com maior saída, os que estão em baixa e os que estão em excesso no estoque. Deve ser dada prioridade de reposição aos itens que correspondem a 80% do faturamento.
Pode ser melhor deixar de trabalhar com produtos que giram abaixo da média, pois eles podem não compensar o capital consumido. Para determinar o estoque mínimo de um item, observe quanto tempo ele demora em chegar do fornecedor e em que prazo costuma ser vendido.
Custo com armazenamento
Um estoque que não gira, além de ser capital “parado”, vai gerar custos de armazenamento, o que nem sempre é considerado nas contas. Quanto maior o estoque, maior a necessidade de espaço, manutenção, manuseio e pessoas.
Os estoques costumam absorver de 20% a 40% dos custos de um negócio. Negocie entregas mais frequentes com os fornecedores. Se os produtos forem recebidos em menores quantidades ao longo do mês, o custo relacionado ao espaço deverá diminuir.
Prepare sua equipe para vender esse produto
É muito comum, principalmente quando se trata de um produto novo no mercado ou na empresa, que os vendedores não saibam explicar como ele funciona. Treine os funcionários para evitar que esses itens encalhem simplesmente porque ninguém sabe dizer direito quais são as novidades embutidas neles quando o cliente pergunta.
Pode ser vantajoso incentivar os vendedores por meio de comissões específicas e temporárias para produtos que não estejam saindo tanto.
Ponto importante: Verifique se vale a pena dar alguma autonomia aos vendedores para que possam, em alguns momentos, mudar os produtos de lugar na loja caso percebam que o problema é o mau posicionamento.
Vendendo
Pode parecer óbvio, mas a primeira recomendação é ser realista com os preços. Se o preço não for compatível com o mercado, o produto vai realmente encalhar. E se uma mercadoria ficar muito tempo parada no estoque por esse motivo, uma possibilidade é oferecê-la em conjunto com outra e dar um desconto na compra da primeira.
Liquidar todo o estoque só é uma saída quando um produto encalha de vez ou porque um estoque novo está para chegar. Observe o exemplo de lojas de roupas e sapatos e das novas coleções que substituirão as antigas. Observe que esse é o motivo pelo qual vemos tantas liquidações de roupas por aí. E em muitos casos, estão sendo vendidas a preço de custo para fazer caixa.
Uma atitude importante nesse sentido é que algumas vezes é preciso ter a coragem de vender abaixo do preço do custo se os encargos financeiros de deixar o estoque parado forem altos demais.
Esperamos ter ajudado você e sua empresa com este post! Fique à vontade para compartilhar suas dúvidas ou sugestões.
Se você quer ficar por dentro das melhores práticas de gestão de empresas, entre em contato conosco!