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Gestão Comercial Marketing
Marcos Guglielmi

Como estabelecer um diferencial para sua empresa?

Para vencer e obter sucesso, você precisa definir e ressaltar o diferencial do seu negócio.

Toda empresa tem problemas. Alguns de difícil solução, outros nem tanto; algumas empresas têm habilidades para resolver, outras empresas nem tanto. O relevante nessa constatação é afirmar que, empresas com diferenciais de mercado realistas têm mais chance de evoluir e eternizar essa evolução. Afinal de contas, todo negócio tem concorrência, consequentemente, problemas, e o que vai definir quem é o melhor é aquilo que cada um individualiza, ou seja, seus diferenciais.

Para compreender se o negócio tem um diferencial realista, é necessário entender:

  • O que minha empresa faz de diferente dos meus concorrentes?
  • Meu negócio produz valor para o mercado?

Identificando os diferenciais

É importante reforçar a concepção de que “menor preço” não é um diferencial. É um paradigma que precisa ser quebrado. Essa afirmação é uma característica que pode trazer vantagens, não diferenciais.

É necessário encontrar as razões por meio das vantagens, pois elas que produzirão os diferenciais competitivos. Um exemplo disso pode ser demonstrado quando a empresa gera um novo processo ou estratégia, ou até mesmo implementa alguma inovação. Essa implementação poderá gerar como resultado um preço melhor, uma logística melhor, ou seja, a empresa obteve um DIFERENCIAL.

O diferencial precisa ser claro e complicado de ser reproduzido.

A empresa precisará gerar um produto ou serviço “diferenciado” aos olhos do consumidor, produzindo valor agregado para que ele se destaque.

“A estratégia é uma força poderosa na determinação dos resultados competitivos.”

Michael Porter.

Consolidando o diferencial competitivo

Para consolidar o diferencial competitivo, a empresa necessita:

  1. Conhecer seu negócio: Identifico os problemas? Quais os elementos atingidos? Quais as propostas de soluções? Como posso disponibilizar algo melhor ao mercado?
  2. Tentar ser o primeiro: A concorrência pode não alcançar aquele que sai na frente, contudo existe um ditado: “Onde tem açúcar, tem formiga”. Em alguns ramos, ser o primeiro pode ser traduzido como um diferencial, principalmente para produtores em larga escala que conquistarão o mercado das “formigas” com mais rapidez.
  3. Gerar barreiras: Algumas empresas conseguem gerar barreiras de saídas a tal condição que o mercado se torna dependente do serviço ou produto, a ponto de acreditar que substituir pode ser muito mais complexo. As organizações de sistemas de ERP são um exemplo claro disso.
  4. Criar uma equipe incrível: Alie um ótimo modelo de gestão a uma equipe que mantenha relacionamentos ainda mais incríveis, com foco nos resultados.
  5. Não venda produto, venda valor: Esse é um dos diferenciais mais difíceis de serem construídos, mas também difícil de ser ultrapassado. Atualmente, os clientes estão cada vez mais exigentes, buscando valor em tudo o que adquirem, mesmo que para isso, muitas vezes, precisem desembolsar mais dinheiro.

Então, perceba que o importante é seguir até o fim, ou seja, nunca pare, nunca desista!

Tão importante quanto encontrar seu diferencial é mantê-lo e ter a capacidade de gerar inovações. Lembre-se da máxima: “nada se cria, tudo se copia”. Então siga em frente e nunca deixe de inovar, caso contrário, a concorrência irá sugá-lo.

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Marcos Guglielmi
É empresário, palestrante e business coach ActionCOACH certificado no exterior. Formado em química industrial pela USP e com MBA pelo IBMEC, Marcos foi executivo em multinacional Americana e Suíça de equipamento de alta precisão e tecnologia. Com mais de 12 anos de experiência internacional em gestão de negócios, já passou por quase todas as áreas comuns a qualquer empresa, incluindo, marketing, vendas, serviços e gestão geral. 

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