Como estabelecer um diferencial para sua empresa?
Para vencer e obter sucesso, você precisa definir e ressaltar o diferencial do seu negócio.
Toda empresa tem problemas. Alguns de difícil solução, outros nem tanto; algumas empresas têm habilidades para resolver, outras empresas nem tanto. O relevante nessa constatação é afirmar que, empresas com diferenciais de mercado realistas têm mais chance de evoluir e eternizar essa evolução. Afinal de contas, todo negócio tem concorrência, consequentemente, problemas, e o que vai definir quem é o melhor é aquilo que cada um individualiza, ou seja, seus diferenciais.
Para compreender se o negócio tem um diferencial realista, é necessário entender:
- O que minha empresa faz de diferente dos meus concorrentes?
- Meu negócio produz valor para o mercado?
Identificando os diferenciais
É importante reforçar a concepção de que “menor preço” não é um diferencial. É um paradigma que precisa ser quebrado. Essa afirmação é uma característica que pode trazer vantagens, não diferenciais.
É necessário encontrar as razões por meio das vantagens, pois elas que produzirão os diferenciais competitivos. Um exemplo disso pode ser demonstrado quando a empresa gera um novo processo ou estratégia, ou até mesmo implementa alguma inovação. Essa implementação poderá gerar como resultado um preço melhor, uma logística melhor, ou seja, a empresa obteve um DIFERENCIAL.
O diferencial precisa ser claro e complicado de ser reproduzido.
A empresa precisará gerar um produto ou serviço “diferenciado” aos olhos do consumidor, produzindo valor agregado para que ele se destaque.
“A estratégia é uma força poderosa na determinação dos resultados competitivos.”
Michael Porter.
Consolidando o diferencial competitivo
Para consolidar o diferencial competitivo, a empresa necessita:
- Conhecer seu negócio: Identifico os problemas? Quais os elementos atingidos? Quais as propostas de soluções? Como posso disponibilizar algo melhor ao mercado?
- Tentar ser o primeiro: A concorrência pode não alcançar aquele que sai na frente, contudo existe um ditado: “Onde tem açúcar, tem formiga”. Em alguns ramos, ser o primeiro pode ser traduzido como um diferencial, principalmente para produtores em larga escala que conquistarão o mercado das “formigas” com mais rapidez.
- Gerar barreiras: Algumas empresas conseguem gerar barreiras de saídas a tal condição que o mercado se torna dependente do serviço ou produto, a ponto de acreditar que substituir pode ser muito mais complexo. As organizações de sistemas de ERP são um exemplo claro disso.
- Criar uma equipe incrível: Alie um ótimo modelo de gestão a uma equipe que mantenha relacionamentos ainda mais incríveis, com foco nos resultados.
- Não venda produto, venda valor: Esse é um dos diferenciais mais difíceis de serem construídos, mas também difícil de ser ultrapassado. Atualmente, os clientes estão cada vez mais exigentes, buscando valor em tudo o que adquirem, mesmo que para isso, muitas vezes, precisem desembolsar mais dinheiro.
Então, perceba que o importante é seguir até o fim, ou seja, nunca pare, nunca desista!
Tão importante quanto encontrar seu diferencial é mantê-lo e ter a capacidade de gerar inovações. Lembre-se da máxima: “nada se cria, tudo se copia”. Então siga em frente e nunca deixe de inovar, caso contrário, a concorrência irá sugá-lo.