Como aumentar seu fluxo de caixa
Fluxo de caixa não tem que ver apenas com um relatório de entradas e saídas de dinheiro, mas principalmente como você gera este dinheiro, quais estratégias usa, em que o negócio está se focando para isso e quais são seus objetivos de geração de caixa.
Normalmente no início sua empresa estavam a todo o vapor. Seu primeiro ano foi fantástico. Clientes pagando bem, novos clientes, excelentes avaliações e uma legião de fãs. Para comemorar, você concede alguns descontos aos clientes e contrata um novo funcionário.
Seu segundo ano também foi bom, mas não aquela maravilha que pensou que seria. As vendas caíram um pouco e os novos clientes estavam custando a aparecer. Seu terceiro ano é pior. Não é culpa da economia. Você tem bons clientes, continua conquistando outros, mas dinheiro mesmo não está entrando. Sua linha de crédito começa a sofrer e você entra em dívidas. O desespero começa a aparecer e você mergulha em iniciativas de vendas e marketing sem qualquer plano de recuperação. Um cenário típico sobre o qual temos relatos o tempo todo.
Não importa se o cliente é autônomo, franqueado, varejista… sem fluxo de caixa, a empresa vai à falência. Mais de 80% das empresas quebram entre 3 e 10 anos, em grande parte pela falta de fluxo de caixa.
O que fazer então?
Você é o responsável. Não quem está do seu lado. Não o cliente ou a economia. Você é único capaz de mudar o que acontece na sua empresa. É hora de começar a adquirir mais responsabilidade (não apenas mais trabalho). Usamos muito o termo “Ficar acima da linha”. Um dos passos mais importantes rumo à recuperação é reconhecer que, mesmo no âmbito profissional, você precisa se divertir. Ou você aproveita o que faz, ou então para de fazer. Não tem que ser um sacrifício ou uma tortura! Então pare AGORA!
É preciso aproveitar a vida. Se você está chateado e parou de crescer, isso refletirá diretamente nos seus negócios. Está na hora de melhorar esse pensamento e começar a avaliar como você usa seu tempo. Comece a investir seu tempo, em vez de apenas “perder tempo” nas tarefas. Uma pequena mudança na forma de pensar pode significar muito para você.
O segredo aqui não é trabalhar mais, mas sim trabalhar melhor. Você precisa aprender a gerar a renda que sempre quis ter. Diga a si mesmo que isso não é possível, porque muitos empresários já conseguiram e você também pode. A pergunta não é se isso é possível, mas sim como será feito.
Os primeiros passos são: criar um fluxo de caixa diferente daquele com o qual você não irá lucrar nada. Testar e medir tudo o que você faz. Só assim é possível saber o que funciona e o que não funciona, o que pode ser eliminado e o que trará mais despesas. Redirecionar o foco das suas iniciativas e colocar dinheiro naquilo que ajude sua empresa a prosperar.
Se você mudar a mentalidade, a implementação de algumas estratégias em sua empresa poderá ajudar no seu fluxo de caixa. Abaixo indico 5 delas que praticamente toda empresa pode usar:
1 – Anúncios
Ao criar um anúncio, veicule-o localmente primeiro e meça de onde estão vindo suas vendas; primeiro teste um anúncio antes de investir muito dinheiro nele. Descubra de onde seus atuais clientes estão tirando informações: dos jornais? Da Internet? Anúncios em banners? Anúncios de revistas? Facebook? Pinterest? Pesquise!
2 – Press Releases
Existe algo interessante acontecendo na sua empresa? Se houver uma boa história, com foto ou vídeo, envie para a mídia. Publicidade é um excelente recurso para atrair a atenção das pessoas e divulgar seu produto ou serviço.
3 – Website | Mídia Social | Blogs
Use importantes recursos para que as pessoas vejam seu trabalho. Não fique apenas contando quantas pessoas curtiram sua página. Fale com elas e descubra se elas precisam do seu produto ou se querem mais informações!
4 – Artigos Informativos do Setor
Se você tiver um banco de dados, escreva alguns artigos e envie para profissionais do seu setor.
5 – Indicações
Podem ser uma mina de ouro para novas vendas e clientes. Crie um programa adequado de indicações e você verá os resultados. Pense que este é seu primeiro dia na sua empresa. Acredite naquilo que você visualizou desde o início, mas faça diferente desta vez, faça melhor ainda, só que com sua empresa rodando.