Skip to content

  (11) 3862-8423       (11) 97055-8935

Home      Quem Somos      Equipe      Agenda    Na Imprensa      Contato  

logologologo
  • Te ajudamos
    • Aumentar as vendas
    • Melhorar a lucratividade da empresa
    • Contratar e Desenvolver colaboradores
    • Ter uma equipe engajada
    • Liberar seu tempo
    • Aumentar a produtividade dos colaboradores
  • Por que a Action?
    • Cases
    • Nossos números
    • Diferenciais
    • Clientes
    • Depoimentos
  • Coaching para Empresários
    • Conheça o Coaching
    • O que é o Coaching Empresarial?
    • Dúvidas comuns
    • Agende uma reunião
  • Treinamentos
    • Treinamento de Técnica de Vendas
    • Treinamento de Gestão Empresarial Intensiva
    • Treinamento de Planejamento Empresarial
  • Melhores Práticas
    • Diagnóstico Empresarial
    • E-books
    • Dicas e Artigos
    • Planilhas Avançadas
  • Agendar reunião
logologologo
  • Te ajudamos
    • Aumentar as vendas
    • Melhorar a lucratividade da empresa
    • Contratar e Desenvolver colaboradores
    • Ter uma equipe engajada
    • Liberar seu tempo
    • Aumentar a produtividade dos colaboradores
  • Por que a Action?
    • Cases
    • Nossos números
    • Diferenciais
    • Clientes
    • Depoimentos
  • Coaching para Empresários
    • Conheça o Coaching
    • O que é o Coaching Empresarial?
    • Dúvidas comuns
    • Agende uma reunião
  • Treinamentos
    • Treinamento de Técnica de Vendas
    • Treinamento de Gestão Empresarial Intensiva
    • Treinamento de Planejamento Empresarial
  • Melhores Práticas
    • Diagnóstico Empresarial
    • E-books
    • Dicas e Artigos
    • Planilhas Avançadas
  • Agendar reunião
  • Te ajudamos
    • Aumentar as vendas
    • Melhorar a lucratividade da empresa
    • Contratar e Desenvolver colaboradores
    • Ter uma equipe engajada
    • Liberar seu tempo
    • Aumentar a produtividade dos colaboradores
  • Por que a Action?
    • Cases
    • Nossos números
    • Diferenciais
    • Clientes
    • Depoimentos
  • Coaching para Empresários
    • Conheça o Coaching
    • O que é o Coaching Empresarial?
    • Dúvidas comuns
    • Agende uma reunião
  • Treinamentos
    • Treinamento de Técnica de Vendas
    • Treinamento de Gestão Empresarial Intensiva
    • Treinamento de Planejamento Empresarial
  • Melhores Práticas
    • Diagnóstico Empresarial
    • E-books
    • Dicas e Artigos
    • Planilhas Avançadas
  • Agendar reunião
Gestão Comercial
Marcos Guglielmi

Como fazer um bom trabalho pós-venda?

Faça um pós-vendas eficiente e demonstre que vai continuar ajudando.

Quem pensa que após a realização da venda o trabalho acabou está enganado. É a hora de reforçar o relacionamento com o cliente nas ações de pós-venda!

Mas, antes, precisamos definir conceitos.

Pós-venda: é o atendimento exercido ao cliente após a aquisição de produtos e/ou serviços. Mas você há de convir que essa conceituação seja um tanto básica, tamanha a proporção real da atividade. O pós-venda talvez seja ainda mais importante do que a própria venda e seu processo comercial.

Imagine uma empresa de venda de equipamentos de cozinha industrial. Para estabelecer um processo de pós-venda completo, precisamos identificar o instante do término da venda e do início do pós-venda.

  • Qual o momento da assinatura do contrato?
  • Quando e como o equipamento será entregue?
  • E a instalação? E os primeiros testes, quando ocorrerão?

Existe uma zona morna e cinza entre o instante da venda e do pós-venda, pois toda venda complexa exige atividades como manutenção, suporte, e tudo isso já está incluso no valor da venda.

Então, se pudéssemos definir mais adequadamente, o pós-venda seria:

Uma estratégia de marketing adotada no momento posterior à venda e que pode ser utilizada como instrumento para estimular a fidelização de clientes.

Rosa (2004, p.13), relata que “… o conceito de pós-venda nasceu da simples necessidade de contato após a efetivação de uma venda para conferência de dados e posição de satisfação do cliente”.

Observe um infográfico produzido pela JM Service que trata do pós-venda e suas vantagens:

Percebem a importância do Atendimento e do Pós-venda para os clientes? Mas então, como de fato fazer um pós-venda eficiente?

Listamos aqui 9 ações de pós-venda que, embasadas em técnicas e experiências anteriores, funcionaram:

  • Sempre cumpra com o que prometeu ao cliente;
  • Seus clientes merecem o melhor;
  • Não transfira o problema para frente;
  • Demonstre interesse pelo cliente e suas necessidades;
  • Inove, esteja um passo à frente;
  • O cliente nem sempre tem razão; busque bom senso e equilíbrio nas negociações;
  • Preste atendimento de qualidade; nunca esteja tão ocupado que não possa atendê-lo;
  • Respeite seus clientes, pois nem sempre eles estarão errados;
  • Trate seus colaboradores também como seus clientes.

Outro mecanismo importante é receber sugestões e críticas de seus clientes, buscando melhorar seus serviços, gerando oportunidade para sua empresa aperfeiçoar seus produtos e/ou serviços.

Apesar de essas métricas já serem conhecidas de todos, inclusive sem grandes novidades, grande parte das empresas brasileiras, não as pratica. Dados de uma pesquisa nacional realizada pelo Site Satisfação de Clientes demonstra que 85% das empresas nunca fizeram pós-vendas, 94% das empresas pesquisadas não possuem um sistema informatizado de gestão comercial e outros dados conforme abaixo sinalizado:

Baseando-se nos dados informados neste artigo, lembre-se sempre de que manter um bom atendimento em todos os momentos do processo, com ênfase no pós-vendas, é fundamental para garantir que o cliente permaneça fiel e indique sua empresa.

Então, continue acompanhando nossas postagens, pois elas auxiliarão em seu desenvolvimento como gestor e na melhoria dos seus processos empresariais.

Aproveite!

Share
Marcos Guglielmi
É empresário, palestrante e business coach ActionCOACH certificado no exterior. Formado em química industrial pela USP e com MBA pelo IBMEC, Marcos foi executivo em multinacional Americana e Suíça de equipamento de alta precisão e tecnologia. Com mais de 12 anos de experiência internacional em gestão de negócios, já passou por quase todas as áreas comuns a qualquer empresa, incluindo, marketing, vendas, serviços e gestão geral. 

Navegação de Post

Anterior
Próximo

Posts Relacionados

Gestão Comercial Marketing

Como estabelecer um diferencial para sua empresa?

Para vencer e obter sucesso, você precisa definir e ressaltar o diferencial do seu negócio. Toda...
Marcos Guglielmi
Gestão Comercial

7 modos de alavancar as vendas

O que é preciso fazer para alavancar as vendas? Será que as suas decisões estão coerentes com os...
Marcos Guglielmi

Categorias

  • Eventos
  • Gestão Administrativa
  • Gestão Comercial
  • Gestão de Equipe
  • Gestão Financeira
  • Marketing

Recentes

  • Como melhorar o relacionamento interno da empresa?
  • 7 modos de alavancar as vendas
  • 5 passos para o crescimento sólido de uma empresa
  • 3 modos de melhorar a produtividade
  • 3 Elementos da Administração Financeira Como diminuir riscos financeiros!

Confira todos nossos materiais gratuitos

  • Diagnóstico Empresarial
  • Planilhas Avançadas
  • E-books Gratuitos
  • Dicas e Artigos
Back To Top