Como negociar dívidas?
Conheça diferentes formas de negociar e sair da lista dos inadimplentes.
Se sua dívida não cabe mais no bolso, saiba que existe solução: há várias formas de negociar o pagamento e fugir da lista de inadimplentes. Diminuir prestações, obter juros menores e até obter um desconto se a intenção for quitar à vista. Mas é preciso saber negociar e conhecer seus direitos e deveres.
Com as taxas de desemprego e inflação aumentando constantemente, negociar as dívidas tornou-se prioridade.
O volume médio de dívidas dos brasileiros hoje chega a R$ 21.600,00. Esses valores representam cerca de 770% da renda mensal, de acordo com dados divulgados pelo SPC Brasil. Os dados deste mesmo levantamento também informaram que o brasileiro inadimplente deve para cerca de 3 empresas e que contraiu a maioria das dívidas por meio de cartão de crédito e de lojas, sendo que o valor atual da dívida é, em média, 70% maior do que o valor nominal.
É necessário negociar as dívidas, pois você pode conseguir redução de taxas e juros. De acordo com os dados da pesquisa do SPC, a taxa média de desconto na negociação é de 22%, podendo chegar a 69% para quem propõe pagamento à vista.
O primeiro passo para pagar as dívidas em atraso é organizar e entender detalhadamente seus números. Com dívidas atrasadas, você certamente terá problemas para conseguir crédito no mercado e tomar empréstimos, ou mesmo abrir uma conta ou adquirir um cartão de crédito.
“Por isso é tão importante negociar suas dívidas e pagar o quanto deve o mais rápido possível, para que a dívida não se transforme em uma bola de neve”. Disse Marcela Kawauti, economista do SPC Brasil.
Você precisa encontrar a melhor maneira de eliminar as pendências que, provavelmente, já estão maiores do que você imaginava. É necessário analisar todas as alternativas de forma equilibrada, identificando tudo que deve, pois você é quem deve estar no controle da sua vida financeira. E ao negociar suas dívidas, tudo ficará mais fácil.
Listamos algumas dicas que o auxiliarão a quitar seus pagamentos em atraso e sair do vermelho.
Identifique o tamanho de suas dívidas e priorize-as
Você precisa identificar exatamente o quanto deve. Caso não saiba, procure os credores para descobrir. Lembre-se de que o valor deve considerar o montante emprestado mais os juros e taxas. Identifique qual dívida possui a maior taxa de juros e aquelas que implicam em corte do serviço, no caso de não pagamento. Depois, priorize a dívida de valor mais alto. Resolva um problema de cada vez e, com o tempo, terá quitado tudo.
Identifique exatamente quanto pode pagar por mês
Você não pode negociar algo se não sabe quanto tem para pagar. Saber exatamente o quanto possui para negociar é imprescindível para discutir a sua dívida e descobrir o valor e o número de parcelas que pode pagar, já tendo uma proposta fechada para negociação.
Utilize habilidades de persuasão e reduza o valor da dívida
Após saber o valor exato que pode oferecer e com quem falar, comece a negociação. Neste momento é importante ser sincero, deixando clara a sua real situação financeira e o quanto de fato pode pagar. Lembre-se de que o credor tem tanto interesse em receber a dívida quanto você tem de quitá-la. Assim, com uma conversa franca, pode ser mais fácil chegar num valor e em um número de parcelas que seja bom para os dois lados.
Mas atenção: só faça uma proposta de pagamento se de fato conseguir honrar.
E por fim, peça ajuda do PROCON. O Programa de Apoio ao Superendividado do Procon-SP é certamente um ótimo começo para aqueles que desejam uma solução e que sofrem com as dívidas. Seu objetivo é ajudar os consumidores endividados, promovendo a renegociação de dívidas com os seus credores. De acordo com dados da empresa, 76% dos atendimentos realizados no programa resultam em acordos.
Lembrando que o endividamento deve corresponder, no máximo, a 30% da renda para evitar descontroles financeiros.
Gostou do artigo? Ficou interessado em saber mais?
Então, continue acompanhando nossas postagens, pois elas o auxiliarão em seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Aproveite!