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Gestão Comercial
Marcos Guglielmi

A importância do networking em vendas

Entenda como o networking pode apoiar seu negócio.

O networking é um método de marketing de baixíssimo custo e muito eficaz para você desenvolver oportunidades e contatos de negócios. O termo já chegou a ser confundido com a tradução literal “redes de computadores”. Mas o networking de negócios é um método de marketing que explicaremos agora.

Atualmente, os empreendedores mais bem-sucedidos são aqueles que possuem boas habilidades interpessoais e que constroem uma rede pessoal diversificada. Se você construiu um networking considerável, sabe que gerir uma empresa de sucesso é um esforço coletivo que requer interação com uma variedade de pessoas, como fornecedores, investidores, funcionários, clientes, concorrentes, e pessoas da mídia.

Na medida em que você constrói um bom networking, sabe o que pode obter, de quem e quando, em momentos específicos do seu negócio. Você compartilha experiências, troca ideias e faz novos contatos com pessoas dentro e fora de seu campo. E essas interações o ajudam a descobrir novidades do mercado, novos processos e ainda tem oportunidades de parcerias futuras – essenciais para o crescimento do seu negócio.

Bom networking tende a gerar oportunidades

Mesmo apresentando tantas vantagens, o valor de uma boa rede de contatos ainda é menosprezado. Grande parte dos empreendedores não reconhece a importância do networking e como fazê-lo de forma eficiente e construtiva.

A timidez, a autossuficiência ou a simples ignorância podem motivar essa conduta. É preciso compreender que ninguém constrói um grande negócio sozinho, e uma boa, crescente e eficaz rede de relacionamento acelera o processo de desenvolvimento.

Existe uma lógica fácil de entender: quem não é conhecido não será lembrado. Por isso é preciso cultivar um bom networking e isso significa ver as oportunidades baterem na porta. Quando nosso trabalho tem qualidade e somos reconhecidos por isso, é natural que ele seja solicitado por outras pessoas.

Além disso, é claro, uma rede de contatos bem construída pode funcionar para qualquer empregado como uma porta de entrada para uma oportunidade de emprego, além de ajudar a recolocar o trabalhador no mercado em caso de demissão. O famoso “Quem Indica – QI” tem sua razão de ser: ninguém conhece o ambiente e a estrutura da empresa melhor do que seus funcionários, por isso é ele que saberá indicar o perfil de alguém capaz de se adaptar ao trabalho desenvolvido na organização.

Enfim, além de empurrar negócio – caso você seja um empreendedor ou planeje investir em algo, o networking pode auxiliar no processo de construção de amizades, já que há interesse mútuo envolvido. Não é preciso tratar o tema com o rigor profissional, e sim compreender que as pessoas se relacionam naturalmente. Construir relações genuínas, portanto, é o melhor caminho.

Onde fazer networking?

Podemos dizer que o networking você faz todos os dias, a todo o momento, onde estiver. Apesar disso, existem lugares mais indicados para colocar em prática essa relação mútua e natural de trabalho, como eventos da sua área, feiras, congressos, seminários e/ou encontros sociais.

Com tempo e esforço suficiente, suas redes podem se tornar um dos seus negócios ativos mais valiosos. Selecionamos algumas dicas para você facilitar esse processo e aprimorar sua rede de contatos:

  • Mantenha uma agenda de contatos atualizada;
  • Nunca se esqueça dos cartões e de cuidar de sua aparência, além de estar sempre preparado para tratar sobre negócios;
  • Ouça mais, fale menos: isso valoriza a sua relação e o torna mais simpático;
  • Utilize as redes sociais e/ou programa de videoconferências. Atualmente, encontros pessoais são cada vez mais raros;
  • Invista em áreas nas quais ainda não têm conhecidos;
  • Jamais recuse convites para festas, eventos ou comemorações;
  • Cuide da qualidade dos contatos, e não da  quantidade;
  • Deixa sua timidez para depois, seja educado e cordial;
  • Compartilhe seus conhecimentos: isso será visto com simpatia e esse ato gera reciprocidade;
  • E quando conversar com alguém que você não conhece, solicite conselhos, e nunca favores.

E então? Quer saber mais?

Se você quer ficar por dentro das melhores práticas de gestão de empresas, entre em contato conosco!

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Marcos Guglielmi
É empresário, palestrante e business coach ActionCOACH certificado no exterior. Formado em química industrial pela USP e com MBA pelo IBMEC, Marcos foi executivo em multinacional Americana e Suíça de equipamento de alta precisão e tecnologia. Com mais de 12 anos de experiência internacional em gestão de negócios, já passou por quase todas as áreas comuns a qualquer empresa, incluindo, marketing, vendas, serviços e gestão geral. 

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