Como dar desconto sem prejudicar o lucro
Aprenda quando e como dar descontos de forma estratégica.
Além de correr o risco de desvalorizar a marca, o empresário pode ver sua margem de lucro cair além do que é permitido para que a empresa se mantenha financeiramente saudável. No entanto, existem formas eficazes de conceder descontos, considerando os custos e a margem de lucro do empreendimento.
Como saber se posso dar descontos?
A primeira questão é considerar a margem de lucro.
Talvez, a melhor forma de definir esse primeiro quesito é descobrir quanto se ganha em cima de cada produto ou serviço vendido. Ou seja, você precisa conhecer todos os custos de produção daquele produto ou quanto se gasta com a prestação de cada serviço. Isso vai desde os custos mais explícitos, como o material usado e mão de obra, até os mais implícitos, como taxas e aluguel.
Assim, quando você vende seu produto a R$ 100,00 e seu custo para produzi-lo foi R$ 60,00, sua margem é de R$ 40,00. Dessa forma, precisa ter bem definido quanto quer tirar em cada produto.
Se seu produto for vendido em grande volume, você poderá dar um desconto maior, pois ele valerá pela quantidade vendida. Se não vende em grande quantidade, pode diminuir o preço bem pouco, para que a venda desse produto continue sendo saudável para a empresa.
A segunda questão é conhecer o seu produto ou serviço
De nada adianta sucumbir a todos os pedidos de desconto se você não sabe nem o que seu produto representa. Se ele é um produto de necessidade básica e as pessoas não podem viver sem ele, você pode cobrar um valor mais alto por ele e se recusar a dar descontos tão altos.
A mesma coisa vale se for um produto personalizado. Ali você está pagando mais pela customização e por ter algo que poucas pessoas terão igual.
Se seu produto é de compra não necessária e as pessoas podem optar por não comprá-lo, talvez você possa brincar um pouco com descontos para que mais pessoas possam e queiram adquiri-lo.
É importante também conhecer o cenário atual e seus concorrentes. Se eles estão diminuindo preços, dando grandes descontos ou formas de pagamento mais flexíveis, talvez seja interessante você fazer o mesmo.
A terceira questão está associada ao seu fluxo de caixa.
De nada adianta saber a margem de seus produtos se você não leva em consideração o momento da sua empresa. Ou seja, o fluxo de caixa dela vai determinar a sua necessidade de vender mais e de vender mais caro ou mais barato.
Terá que ser uma escolha sábia sobre: preciso vender mais, então venderei mais barato ou preciso de uma receita maior, então não vou dar descontos porque cada peça vendida terá um impacto no meu caixa.
Após essas e outras variáveis importantes serem analisadas, é hora de mostrar como dar descontos inteligentes e de forma estratégica.
O melhor conselho sobre descontos que você pode receber?
Fique muito atento no conselho acima: Ao invés de dar desconto, adicione valor!
O preço pode parecer o principal fator de decisão de compra do cliente. Mas na grande maioria das vezes ele adquire o bem ou o serviço porque quer obter resultados, resolver um problema ou suprir uma necessidade ou desejo. Ele compra, na verdade, pelo valor que enxerga no produto ou serviço.
Então, ao invés de mexer no preço você pode tornar o produto ou serviço à venda mais valoroso para o cliente.
Mas como? Você pode estar pensando…
De várias maneiras. Você pode adicionar um serviço à compra, acrescentar um atendimento personalizado ou alguma configuração customizada para o seu consumidor.
Um programa de fidelidade é uma ótima estratégia para adicionar valor às suas vendas e evitar os descontos e a “choradeira” do consumidor. Ao comprar da sua empresa, o cliente obterá um retorno na forma de benefícios e facilidades exclusivas por meio de acúmulo de pontos e recompensas.
E então? Quer saber mais?
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