Em meados de 2015, o empresário Paulo Ramalho, da empresa Repinte (de pintura de condomínios), buscava crescimento dos negócios e melhoria de sua própria produtividade estratégica como dono da empresa. Naquela época, trabalhavam ali cerca de 30 colaboradores. Ele ainda se via em meio a atividades operacionais e sem um planejamento claro de como iria, na prática, crescer em um ano de muitas incertezas. Alguns receios estavam presentes por conta do risco de queda na demanda do segmento.
Cenário
Foi então que ele tomou uma decisão que mudaria os resultados da empresa num futuro bem próximo: contratar um treinador de empresários para apoiá-lo a realizar mudanças, tanto nas diversas questões de gestão como no comportamento empresarial dele mesmo, para aumentar o faturamento e também a rentabilidade que buscava.
Como era antes da Action...
Resultados
Exatos 2 anos depois (julho de 2017), a empresa vem tendo resultados expressivamente melhores referentes ao 2o trimestre de 2017, quando comparados com o mesmo período de 2016: 114% a mais em vendas, 84% a mais no ticket médio e 118% a mais na rentabilidade. Conseguiu também aumentar o caixa em 51%.
Várias estratégias foram implantadas desde o início. Foram atacadas principalmente questões de autogestão do próprio dono da empresa para poder aumentar sua produtividade, algo que falta frequentemente a muitos empresários. Diversos pontos foram trabalhados, entre eles: uma nova forma de abordagem das vendas e dos índices críticos de sucesso, um novo formato para avaliar as finanças e o marketing (para gerar mais clientes potenciais), e um novo planejamento tático e estratégico.
Os resultados estão sendo tão bons que a empresa obteve a chancela de uma das melhores empresas para trabalhar em 2017 (Certificado concedido pela Great Place to Work).
A expansão continua… e certamente novas estratégias, também.
- Five Ways (alavancagem de vendas e lucros | patenteada ActionCOACH)
- Coaching para comportamento do dono
- Processo de vendas e marketing
- KPIs críticos em finanças, marketing e vendas
- Avaliação diferenciada de desempenho de equipe
- Avaliação de tempo do dono
- Planejamento trimestral tático e estratégico