Como diminuir custos?
Conheça os custos do seu negócio e aprenda a reduzi-los.
Acreditamos que todos somos adeptos da linha de pensamento de que uma empresa que deseja crescer e ser lucrativa precisa investir em marketing, vendas e também realizar investimentos operacionais para ampliar sua produção. Contudo, sem uma boa Gestão de custos e despesas, que, unida ao contínuo trabalho de redução de custos e Despesas, será o mesmo que “enxugar gelo”.
Conhecer os Custos e Despesas de sua empresa, saber identificá-los e gerenciá-los é fundamental para evitar que sua companhia acabe cobrando valores que não condizem com a realidade e perdendo, desta forma, competividade.
Entendendo os conceitos
Antes de seguirmos mais a frente, precisamos ter alguns conceitos bem claros, principalmente quanto à diferença entre Custos e Despesas. Isso é fundamental na hora de analisar os desembolsos de sua empresa e uma peça fundamental para uma Gestão de Custos e Despesas eficiente.
De forma resumida, os Custos são todo e qualquer gasto relativo à aquisição ou produção de mercadorias, como, por exemplo, matéria-prima, mão de obra, e gastos gerais de fabricação, como depreciação de máquinas e equipamentos, energia elétrica, manutenção, materiais de conservação e limpeza para fábrica, viagens de pessoas ligadas a fábrica e outros. E eles se dividem em Diretos e Indiretos.
Já as Despesas são todos os gastos relativos à administração da empresa, como a área comercial, marketing, desenvolvimento de produtos e o financeiro. Ou seja, são os gastos que a empresa precisa ter para manter a estrutura funcionando, porém não contribuem diretamente para geração de novos itens que serão comercializados.
Sem uma boa Gestão de Custos e Despesas com a correta apuração e classificação dos Custos e Despesas, sua empresa não tem como projetar e analisar Indicadores de Desempenho importantes.
Conheça os custos da sua empresa
Quando falamos em reduzir custos, não estamos falando sobre cortar gastos de forma arbitrária sem pensar nas consequências. É necessário conhecer quais são os principais custos da empresa e estudar quais podem ser reduzidos.
Muitos empresários cortam despesas sem analisar a situação e acabam prejudicando o negócio. Deixar de gastar R$ 500,00 que seriam utilizados no marketing de seus produtos pode fazer com que as vendas caiam e você deixe de ganhar outros R$ 500,00 de novos clientes, por exemplo.
Enquanto isso, a empresa gasta esses mesmos R$ 500,00 em um plano de telefonia celular que vai muito além das necessidades da empresa – significando um grande desperdício de dinheiro. O grande problema é conseguir enxergar essa realidade. E é apenas conhecendo os custos da empresa que será possível identificar os maiores “vazamentos” do orçamento.
Mas como reduzir os custos?
A redução dos custos da empresa é um objetivo perseguido por qualquer empresário. Porém, em períodos de economia conturbada como o que estamos vivendo, atingir esse objetivo se torna uma necessidade. É preciso gastar o mínimo possível para maximizar os resultados.
Para quem atua no varejo, essa situação fica ainda mais evidente. A diferença do número de vendas entre empresas que atuam no mesmo segmento pode ser muito pequena e aquela que souber lidar melhor com os seus custos sai na frente das demais.
Revise as despesas recorrentes
Telefone, internet, energia elétrica, aluguel da sala comercial, água. Esses são alguns exemplos de despesas que você precisa pagar de forma recorrente. Elas merecem uma atenção especial, pois comprometem mensalmente parte do seu caixa.
Como essas despesas certamente deverão ser pagas, podemos considerá-las como custos fixos. E é por isso que a sua redução é tão importante. Por isso quaisquer R$ 100,00 economizados ao trocar um plano de telefonia significa uma economia de R$ 1.200,00 ao longo de um ano.
Negocie com os fornecedores
Procure sempre negociar com os seus fornecedores para chegar a um preço melhor – mas lembre-se de que o acordo precisa ser vantajoso para as duas partes, afinal, o fornecedor deve ser encarado como um parceiro do seu negócio e não como um concorrente disputando o melhor preço.
Conforme a relação de confiança entre a sua empresa e o fornecedor for crescendo, será possível negociar novas formas de pagamento e descontos em compras maiores. Aproveite isso para otimizar o uso dos seus recursos financeiros.
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