Como Estabelecer Metas com Base no Faturamento
Uma das dúvidas mais comuns da maioria dos empresários é sobre a definição de metas. Para ajudar a estabelecer metas, você pode usar o conceito de metas SMART (em inglês, inteligente). A meta deve ser: S (specific) Específica, M (measurable) Mensurável, A (Attainable) Alcançável, R (Relevant) Relevante e T (Time-bound) Temporal. Isso quer dizer que você precisa de algo objetivamente claro para que seja um bom alvo. Por exemplo, dizer que deseja melhorar o faturamento não é uma boa forma de estabelecer uma meta, porque é uma forma muito genérica. Mas se coloca, por exemplo, um aumento de faturamento neste mês de 15% em relação ao mês anterior, medido semana a semana pelo CRM, já está muito mais específica.
Quando se fala do faturamento, existem pontos importantes para você estabelecer as metas:
Orçamento Anual e Ponto de Equilíbrio
O orçamento anual estabelece as previsões de receitas e despesas para o ano para ter uma meta de lucratividade. Ele automaticamente estabelecerá suas metas de faturamento para o ano todo. O ponto de equilíbrio vai te indicar a partir de quanto você precisa em vendas para começar a ter lucro. Certamente a meta deve estar daí para cima. Parece óbvio, mas fazer a precisão de receitas e despesas com ponto de equilíbrio exige que você tenha claros os custos da empresa e saiba como calcular ponto de equilíbrio.
Passado Recente e Remoto
Os valores dos meses anteriores fornecem bons parâmetros para poder olhar para o futuro. Os dos anos anteriores (no mesmo mês) também indicam para qual número você pode apontar no próximo mês.
Desafiadora e Recompensadora
Muitas pessoas acabam se auto sabotando por estabelecerem metas pouco desafiadoras. Isso muitas vezes vem do medo de mudar algo para poder chegar na meta. Ter metas desafiadoras é tão importante quanto ter a meta. Estabeleças as recompensas para que a equipe tenha estímulo para chegar até o final, também é muito importante. O que normalmente acontece é que se a recompensa é baixa, a realização também será. Melhor recompensar muito e ganhar muito que recompensar pouco e não alcançar a meta.
Plano, Execução e Medição
Tenha um plano para chegar no alvo, com estratégias e atividades definidas. Faça tudo que for preciso para executar o plano que estabeleceu. Meça os resultados continuamente. Não fique esperando apenas o final do mês para intervir, caso seja necessário. Faça acompanhamento constante sempre medindo os resultados. Lembre-se que acompanhar não é apenas cobrar, mas também incentivar, dar foco e direcionamento.
Psicologia
Seja você o primeiro a acreditar na meta. Ninguém acredita se o líder não acreditar. Seja positivo em relação ao que vai acontecer, sem ser ilusório. A realidade nem sempre é mais dura que a teoria como muito preconizam. Só não vale determinar algo que você já sabe que não dá para alcançar. Seria uma grande besteira e perda de tempo.
Estratégias
Lembre-se das estratégias que irá usar para atingir o alvo. A dica aqui é ter mais de uma para conseguir aquilo que quer. Algumas pessoas colocam uma apenas, o famoso tiro de canhão. Além de correr um alto risco porque sua base é pequena, você provavelmente não estará aproveitando todo o potencial da empresa e das pessoas.